Tecnologia e Educação!!!!!

Sejam todos bem vindos ao blog sobre tecnologia e educação... Aqui você verá o trabalho feito na EMEF Paulo Freire com os alunos dos 2º e 3º anos do Ciclo I.

Aproveitem............

**...O que fizemos e aprendemos nas aulas.......**

Março


Semana de 5 a 9/03/2012

Primeiras impressões

Bom depois de uma longa espera fui eu para a sala de aula. Quando entrei vi os olhinhos dos pequenos brilharem ao perguntarem se eu era a Professora de INFORMÁTICA. Mas como dizer á eles que eu era professora da sala de informática, mas que não iria dar aula de informática!
Então comecei explicando que nós iríamos usar sim a sala de informática, mas não como era antes, com jogos e atividades diversificadas. Esse ano ia ser diferente, o meu trabalho com eles era de pesquisa. Mas pesquisar o que um aluno me questionou. A partir daí comecei a explicar que saria uma pesquisa feita por eles, de acordo com a curiosidade de cada um. Que eles poderiam pesquisar o que fosse de grande curiosidade deles e que fosse possível encontrar uma resposta que os satisfizessem. Com isso percebi a ansiedade das turmas pelas próximas aulas, principalmente depois da dinâmica  do boneco, onde soltaram a imaginação.
A semana foi tranquila e as aulas transcorreram como previstas.Fiz o registro escrito com as crianças, não pude registrar com fotos, pois algumas crianças ainda não trouxeram a autorização do direito de imagem.
Mas não faltará oportunidade para tal registro.
Em todas as turmas segui o que foi planejado.



                         Semana de 12 a 16/03/2012 


Nessa semana  começamos a elencar os assuntos que se queria estudar. Em cada turma deixei que falassem o que se queria pesquisar; ouvi aluno por aluno e fui escrevendo na lousa as preferencias. Depois fiz uma votação com eles e cada um foi dando seu voto para o assunto que mais lhe chamou a atenção. Feito isso elegeu-se o assunto a se estudado e logo em seguida as crianças foram elaborando as questões sobre o assunto escolhida. Claro tive que intervir um pouquinho, transformando as perguntas diretas( fechadas) em perguntas mais elaboradas para que se pudesse pesquisar mais a fundo.

Então ficou assim os assuntos a serem abordados: 

2º ano E - Planeta Terra
2º ano F - Animais ( cavalos/leões /cachorros)
2º ano G - Formigueiro
2º ano H - Natureza
3º ano A - Medicina
3º ano B - Libras ( linguagem de sinais)
3º ano C - Esportes
3º ano D - Plantas
3º ano E - Animais ( tubarão/esquilo/aranha)
3º ano F -Animais (dinossauros/golfinho/polvo)
3º ano G - Ossos de dinossauros

As questões foram elaboradas de acordo com o tema, conforme descritas no blog da escola, por turma.
No inicio da atividade, foi difícil fazer com eles pensassem no que pesquisar, então eles foram fazendo perguntas e eu fui transformando em assunto, depois de escolhido o assunto , eles fizeram o caminho inverso. Assim consegui assuntos interessantes e perguntas ainda mais curiosas.
Ficou combinado que na próxima semana iriamos para o laboratório de informática começar a pesquisar o assunto escolhido, tendo como norte as perguntas elaboradas por eles.




   Semana de 19 a 23/03/2012 

Como eu já havia dito no relato da semana passada, esta´riamos indo para o laboratório iniciar as pesquisas, mas houve problemas de ordem técnica no laboratório, sendo necessário solicitar a vinda do pessoal do Planeta para fazer reparos e dar uma geral nos equipamentos, fora que não havia internet em metade das máquinas e depois no meu horário ( 15-19) ficamo sem internet total.
Mas pensando nesse entrave passei alguns videos da Kika, que também coloquei no blog da escola.Foi muito legal, as crianças ficaram encantadas, prestaram atenção, discutiram os assuntos e assim percebi que alguns tem conhecimentos prévios sobre alguns assuntos.
Passei os vídeos para as turmas de 2ª/3ª e 4ª feira pois o laboratório ainda não era viável para uso, principalmente sem internet; as turmas de 5ª feira utilizei a  internet já começamos a nos preparar para a pesquisa, por isso o vídeo da Kika  passarei na semana que vem. Com os segundos anos foi mais demorada, pois tive que ensiná-los como entrar no site de busca, com os 3º anos foi mais tranquilo, mas como a maioria já sabe  entrar na internet já queiram se adiantar; por isso tive que conter um pouco a ansiedade deles com relação à esse fato.
Combinei com as professoras que nas duas aulas de 5ª feira, que não tenho alunos,começarei a pesquisa com as turmas de 2ª feira; na 6ª feira pegarei as turmas de 3ª feira e as 4ª feira darei aula dupla na próxima semana;  assim todos estarão juntos nas atividades.
Espero que tudo se organize, assim o trabalho fluirá melhor.
Como programado, ontem   levei as turmas de 2ª feira   para iniciar a pesquisa na internet. Hoje sexta feira levarei as turmas de 3ª feira.


                                    Semana de 26 a 30/03/2012  


Essa semana darei a 4ª aula do mês em cada sala. Assim darei continuidade a proposta de inicio de pesquisa. 
Por não ter dado inicio às noções básicas de como acessar os sites de pesquisa com algumas turmas, estarei fazendo isso na 2ª e 3ª feira, com uma aula extra. Nas outras turmas que já fiz isso, estarei iniciando oficialmente as pesquisas de acordo com os assuntos escolhidos pelas crianças.
Percebi que muitos alunos não sabem utilizar a internet para outro fim a não ser jogos. Quando comecei a mostrar os passos de como acessar os sites, muitos ficaram perdidos e disseram que são os pais ou irmãos que  fazem o acesso; e mais que só colocam em sites de jogos.
Com essa aula, os alunos puderam logo em seguida a explicação, acessarem sozinhos  o site do google e até pesquisaram  sobre os vídeos da Kika vem de onde.
Foi muito legal!!! E gratificante, pois percebi o interesse das crianças em aprender como fazer o acesso do modo certo e sem medo de fazer algo errado.

Abril

   Semana de  2 a 06/04/2012  


Nessa semana com todas as turmas reiniciei as pesquisas no laboratório de informática . Percebi que agora, todos tendo as perguntas no caderno, conseguiram se organizar melhor. Muitos conseguiram visualizar outros sites com sua pergunta e ver que poderiam ter uma pesquisa mais completa sobre o assunto.
Vi necessidade de alocar cada dupla em um computador, estipulando onde sentariam e determinando as duplas oficialmente, pois cada vez que iam para o laboratório o colega faltava e acabavam formando outras duplas.
Depois disso percebi uma grande melhora na organização das duplas e até mesmo passaram a ter um foco melhopr na hora da pesquisa, diminuindo a conversa e a dispersão entre eles.
Como haverá o feriado de Páscoa, as aulas de 5ª feira ficarão por dar, mas serão compensadas na semana seguinte com atividades extras.


Semana de  9 a 13/04/2012  


Essa semana começou agitada, as crianças voltaram com a corda toda... para pesquisar...
Retomamos a  pesquisa sobre os assuntos de cada turma,onde os alunos buscaram, leram e interpretaram  cada um  desses textos e identificaram se era o conteúdo que queriam. Foi interessante ver que muitos, no começo não conseguiram perceber se era ou não o assunto que queriam, mas depois que liam o texto, percebiam  que era e logo  queriam copiá-los. Então para facilitar salvei cada texto em uma pasta com identificação da turma, onde nas próximas aulas serão acessados para que possamos escrever coletivamente o texto da turma e em seguida postar no blog, como fonte de pesquisa para quem acessá-lo futuramente. 




Um comentário:

  1. Sol,

    parabéns pelo seu trabalho está bem estruturado e muito instigante!!!!
    bjbj
    Simone

    ResponderExcluir